Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Centrais, artistas e candidatos pedem Lula Livre em Curitiba




Em um dia histórico, mais de 50 mil pessoas lotaram a praça em frente ao prédio da UFPR (Universidade Federal do Paraná) para o ato unificado do 1º de maio das centrais sindicais brasileiras nesta terça-feira. Estavam representadas CUT, CTB, Nova Central Sindical, UGT, Intersindical e Força Sindical.

Também estiveram no palco Lula Livre! lideranças políticas como a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a senadora  Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o presidente do PT-PR, Dr. Rosinha, entre outros. Já entre os artistas que prestigiaram o ato estavam Lucélia Santos, Beth carvalho, Ana Cañas, Maria Gadú e o rapper Flávio Renegado.

Em todas as regiões do Brasil, foram realizados atos unificados das centrais sindicais. Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, entre outras cidades, protestaram contra a reforma trabalhista do governo golpista doMichel Temer e pela liberdade do ex-presidente Lula. Atos pró- Lula aconteceram também na Argentina, Chile,Venezuela, El Salvador e Colômbia.

Como de costume, a pauta política deu o tom do 1º de Maio unificado em Curitiba. O líder da bancada do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), lembrou que Lula completa, em 2018, 50 anos de filiação ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Segundo o deputado, este é o primeiro Dia do Trabalhador do qual o ex-presidente não participa.

“Isso não é uma coisa qualquer. De certa maneira, cada um aqui está fazendo um esforço para atender ao que Lula pediu: representar a voz dele. O fato de este ato unificado ocorrer em Curitiba é uma enorme demonstração de apoio do movimento popular e sindical a ele”, disse Pimenta.

Artistas de renome como Ana Cañas, Beth Carvalho, Lucélia Santos e Flavio Renegado garantiram a animação do público. Renegado homenageou as mulheres trabalhadoras distribuindo flores, e cantou ao vivo “Brasil Livre”, que celebra o santo guerreiro, o povo brasileiro e seu maior líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário