Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Em fase de inscrição para o Enem, escolha profissional é desafio para vestibulandos




Estudantes do País inteiro estão envolvidos com o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que segue até o dia 18 de maio. Para uma parcela significativa de estudantes, o Enem, que garante o acesso ao Ensino Superior em muitas faculdades e universidades, antecede a escolha sobre que profissão seguir. Nesta fase, é importante que as instituições de ensino contribuam com os alunos, proporcionando contato com a experiência de profissionais que ocupam funções em diferentes áreas de conhecimento.

A psicóloga Tâmara Barros, que acompanha o Ensino Médio no Colégio GGE, em Caruaru, ressalta a necessidade de incluir o diálogo sobre a decisão profissional no dia a dia da vida escolar com a realização de ações com esta finalidade. “Realizamos em todas as unidades do GGE um Encontro de Profissões, que traz para a escola profissionais gabaritados do mercado para falarem das diferentes características de cada profissão.  A iniciativa é idealizada para que os alunos possam conhecer como é o cotidiano do profissional, o que é que faz determinada área, como é o campo de atuação, qual o valor do salário base da categoria, como é a graduação entre outras questões pertinentes”.

Mas, este suporte na decisão do curso superior não é um benefício apenas dos alunos GGE, mas um serviço que o colégio presta aos alunos de todo o País que estão passando por esta fase. O canal da instituição no Youtube, o GGETV, disponibiliza todas as palestras de todas as áreas do conhecimento do projeto Encontro de Profissões na íntegra. Na área de saúde, já é possível assistir ao material de Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas; de Exatas, Engenharia, Economia e Arquitetura; e em Humanas, de Direito, Jornalismo e Cinema. As carreiras militares também fazem parte do conteúdo. Basta acessar o link: https://www.youtube.com/ggetvoficial.

Quem já assistiu às palestras garante que a contribuição foi bastante positiva. Luiz Felipe Bezerra, do 1º ano do Ensino Médio do GGE Caruaru, teve a opção pela carreira de administrador confirmada. “Eu achei muito importante essa iniciativa do Colégio, porque existem muitas dúvidas na cabeça de quem está passando por este processo, que vai fazer o Enem e que sente essa pressão toda. Porque, às vezes, existem motivos para achar que queremos fazer um determinado curso, mas quando olhamos de outra perspectiva, através da palavra de quem já é experiente e que já passou pelo que a gente está passando, muda nossa visão. Eu penso em fazer Administração, mas nunca tive muita certeza e propriedade para saber sobre a graduação, as especializações como pós-graduação e mestrado, oportunidades de estágio e emprego, e as dúvidas foram todas sanadas com a participação da palestrante da área”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário