Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Faltam apenas seis dias para o fechamento do cadastro eleitoral






Faltam seis dias para o prazo final da regularização da situação eleitoral (09 de maio), que permitirá que o cidadão possa votar nas eleições de outubro. Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos. É facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Os serviços obrigatórios que vão até dia 09 de maio são: emissão do 1º título, alteração de dados,regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral e regularização da biometria para quem perdeu os prazos deste ano ou de anos anteriores. Para as pessoas com deficiência também se encerra nessa data a transferência para seção eleitoral com acessibilidade e a regularização da situação eleitoral de presos provisórios e adolescentes internados que não possuem cadastro eleitoral ou desejam votar no pleito este ano.

Todos esses procedimentos devem ser feitos no Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento da cidade onde o cidadão reside, sendo necessária a transferência caso o título pertença a outro domicílio eleitoral. Para saber a qual cartório ele deve se direcionar, o eleitor poderá, através do site do TRE-PE, encontrar o endereço e telefone de todos os postos de atendimentos de Pernambuco.

O atendimento em todo o Estado é misto e pode ser feito através de senha na hora da chegada do eleitor ao cartório ou por agendamento pelo site. Após o fechamento do cadastro até 10 dias antes das eleições, os únicos serviços que poderão ser feitos em cartório são emissão 2ª via do título eleitoral e certidão circunstanciada (tiradas no cartório e concedida pelo juiz para resolver provisoriamente a necessidade de apresentar a quitação eleitoral enquanto o cadastro está fechado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário