Humberto comemora 14 anos do Samu com 80% da população coberta




Líder da Oposição no Senado, o senador Humberto Costa (PT-PE), comemorou os 14 anos de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que hoje atende mais de 80% da população brasileira.

O serviço, que virou uma referência internacional, foi criado por Humberto na época em que era ministro da Saúde do primeiro governo Lula. Hoje, o programa está presente em mais de 3,5 mil municípios brasileiros e atende a 81% da população, cerca de 169 milhões de pessoas.

“De todos os projetos que ajudei a criar na minha vida pública, o Samu192 é um dos que mais me orgulha. Porque diariamente ele é responsável por salvar vidas de milhares de pessoas nos mais diferentes cantos do país. É o Samu 192 que chega primeiro quando acontece um acidente ou alguém precisa de atendimento médico de urgência”, afirmou o senador.

O programa tem como objetivo fazer o primeiro atendimento de vítimas em situação de emergência. É um serviço pré-hospitalar, que busca garantir às vítimas os primeiros socorros, com a maior brevidade possível, e o deslocamento de pacientes para unidades hospitalares próximas. Além disso, o Samu 192 também ajuda a reduzir o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro imediato.

Para Humberto, apesar do Samu 192 ser um dos programas mais bem avaliados do Governo Federal, é preciso seguir lutando para evitar o seu sucateamento. “O que a gente vê é um total descaso do governo de Michel Temer com as políticas públicas de saúde no Brasil. Os recursos seguem cada vez mais escassos. Por isso, mais do que nunca, é preciso estar alerta. Hoje, não é só celebração pelo aniversário do Samu 192. É um momento, também, de fortalecer a luta pela manutenção e ampliação do programa”, disse.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial