O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta
quarta-feira (16) que a partir da próxima segunda-feira (21), os pedidos
de aposentadoria urbana por idade só poderão ser feitos
pelo telefone do serviço discando 135 ou
pela internet acessando a área Meu INSS no site do
Instituto. Não haverá mais, portanto, atendimento presencial nas agências
do INSS para esses casos, salvo ocasiões específicas.
A decisão foi tomada com a intenção de facilitar o
processo de concessão dos benefícios cortando a etapa do agendamento numa
agência física do INSS. Agora, ao invés de ligar para marcar um horário para
levar a documentação e entrar com o requerimento da aposentadoria, o
atendimento completo já será feito pelo telefone e pela internet de modo
que o usuário poderá acompanhar o processo através do protocolo de requerimento
que será gerado.
Desde setembro de 2017, a análise dos pedidos já estava
sendo feita pela documentação disponível no site do governo, dessa forma, o
INSS decidiu que não era mais necessário a presença física do beneficiário na
agência agora que o processo todo já pode ser feito virtualmente.
O segurado só será chamado a comparecer numa agência do
INSS em casos excepcionais como, por exemplo, quando houver algum problema na
documentação. De modo geral, porém, o processo de requerimento e
de concessão da aposentadoria será feito automaticamente, o que, de acordo
com o INSS, deve agilizar a análise dos pedidos e beneficiar os
requerentes.
Os usuários que preferirem marcar um horário para ir
pessoalmente a uma agência do INSS, porém, não terão mais essa opção, dado que
o serviço ficará indisponível tão logo o novo modelo entre em vigor.
Vale dizer que, por lei, o INSS tem um prazo de 45 dias
para conceder ou negar o benefício e que o processo virtual não isentar a
obrigação do órgão de enviar uma carta para a casa do requerente contendo
informações sobre os cálculos usados pelo INSS para determinar o valor do
benefício e a data do primeiro pagamento da aposentadoria.
Fonte: Brasil Econômico
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