No Brasil, metade dos docentes não recomendaria a um jovem
se tornar educador por considerar a profissão desvalorizada, revela a pesquisa
Profissão Docente, iniciativa da organização Todos Pela Educação e do Itaú
Social. Foi o que informou a Agencia Brasil.
De acordo com o levantamento feito pelo Ibope Inteligência em
parceria com a rede Conhecimento Social, a maioria (78%) dos professores disse
que escolheu a carreira principalmente por aspectos ligados à afinidade com a
profissão. Entretanto, 33% dizem estar totalmente insatisfeitos com a
atividade docente e apenas 21% estão totalmente satisfeitos.
Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.160 profissionais
da educação básica em redes públicas municipais e estaduais e da rede privada
de todo o país, sobre temas como formação, trabalho e valorização da carreira.
A amostra respeitou a proporção de docentes em cada rede, etapa de ensino e
região do país, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/Inep).
Para o diretor de políticas educacionais da organização
Todos pela Educação Olavo Nogueira Filho, os dados são preocupantes. Ele
reforçou a necessidade de repensar a valorização da carreira dos professores
brasileiros. “Há bastante tempo conhecemos o desafio da desvalorização docente,
da falta de prestígio em relação à carreira, mas acho que os novos dados chegam
para reforçar e, mais uma vez, mostrar que temos um longo caminho a ser
trilhado na educação, no que diz respeito à valorização da carreira”, afirmou.
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