Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Sonora Brasil leva Banda Manauense a Triunfo


Triunfo receberá nesta quarta-feira (18/7), às 20h, no Convento São Boaventura, mais uma etapa do projeto Sonora Brasil, realizado pelo Sesc. Com o tema 'Bandas de música: formações e repertórios' a iniciativa apresenta a Banda Manauense (AM). A programação é gratuita.

A Banda Manaunse é formada por músicos da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. A sonoridade do grupo e o repertório fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba no Carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado até hoje.

O grupo foi incluído no projeto Sonora Brasil com o propósito de trazer ao público um recorte muito específico derivado das bandas tradicionais de origem militar. Faz parte do programa de concerto do grupo repertórios relacionados a festividades populares da região amazônica.

SONORA - Em seus 20 anos de circulação nacional o projeto Sonora Brasil apresenta ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. O projeto está apresentando os temas 'Na pisada dos cocos' e 'Bandas de música: formações e repertórios' no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema. Na primeira etapa da 20ª edição do projeto Triunfo recebeu quatro grupos de coco. Agora os triunfenses terão a oportunidade de assistir ‘Bandas de música: formações e repertórios’.


A intenção é traçar um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação. Com a intenção de recuperar repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, o Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e nas praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário