Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2018

Tailândia completa resgate de oito das 12 crianças



Oito meninos que ficaram presos na caverna inundada de Tham Luang, no norte da Tailândia, estão a salvo. Quatro haviam saído domingo e outros quatro saíram nessa segunda-feira, dia 9. Os trabalhos para resgatar as outras quatro crianças e o monitor que ainda estão lá dentro foram suspensos ontem para a reposição dos cilindros de ar ao longo do túnel e serão retomados hoje. De acordo com fontes oficiais, o grupo que saiu ontem está “salvo e consciente” e o que permanece na caverna está em bom estado de saúde.

A operação de domingo, quando foi realizada a primeira etapa dos trabalhos, foi chamada de “um sucesso maior do que esperávamos” por Narongsak Ossotanakorn, o coordenador dos trabalhos de resgate. Dezoito mergulhadores – cinco tailandeses e 13 de outras nacionalidades – escoltaram os quatro primeiros jovens em uma operação por etapas, em que cada resgatado foi acompanhado por dois mergulhadores especialistas para ajudá-los a superar os pontos mais perigosos.

Os trabalhos de salvamento foram suspensos na noite de domingo para a colocação de novos cilindros de oxigênio ao longo dos quatro quilômetros que os jovens devem percorrer para sair da caverna e foram reiniciados às 11h (1h de Brasília) dessa segunda-feira. Na operação de ontem decidiu-se que os mergulhadores da primeira missão também estariam nessa, liderados pelos mesmos britânicos que há oito dias localizaram os meninos 400 metros adiante de onde se calculava que estavam. São os que melhor conhecem o terreno.

“Mandamos a equipe ao interior da caverna por volta das 11 da manhã. Esperamos ter boas notícias em algumas horas”, afirmou o coordenador. E chegaram. O método foi semelhante ao utilizado no domingo. Um mergulhador foi na frente de cada garoto e outro atrás. O primeiro guia o menino e leva os cilindros de oxigênio; o segundo fica como apoio caso surjam dificuldades. Os garotos, que recém-aprenderam a nadar e mal sabem mergulhar, utilizam máscaras que cobrem todo o seu rosto, o que facilita sua respiração. Todo aparato de resgate envolve 90 mergulhadores: 40 tailandeses e 50 de outras nacionalidades.

Fonte: EL País

Nenhum comentário:

Postar um comentário