Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Pesquisa diz que Haddad já salta para 13% com apoio de Lula



Nos levantamentos em que o nome de Fernando Haddad (PT) é citado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto, o ex-prefeito paulistano ganha cerca de dez pontos percentuais em relação ao cenário em que seu nome não é atrelado ao líder petista. Na noite de domingo (5), Haddad, que é coordenador do programa de governo de Lula, foi anunciado como vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente.

Apesar de ter sido oficializado como candidato do PT no último sábado (4), Lula está inelegível em função da condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex. Em setembro, Haddad deverá assumir a cabeça de chapa caso o PT não consiga reverter a inelegibilidade de Lula junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A transferência de votos de Lula para Haddad foi testada em pesquisas encomendadas pela corretora XP e realizadas, semanalmente, pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). Os levantamentos são destinados a investidores do mercado financeiro.

No último levantamento, divulgado na sexta-feira (3), o ex-prefeito aparece com 2% das intenções de voto quando seu nome não é ligado a Lula. Ele fica atrás de Jair Bolsonaro (PSL, com 22%), Marina Silva (Rede, 11%), Ciro Gomes (PDT, 10%), Geraldo Alckmin (PSDB, 10%), Alvaro Dias (Podemos, 5%), e empatado com Manuela D’Ávila (PCdoB) e Henrique Meirelles (MDB).

Ao ser apontado como candidato do ex-presidente, Haddad salta para 13%, e fica atrás apenas de Bolsonaro, que registra 20%. O terceiro lugar é dividido entre Marina e Alckmin, com 9% cada um.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário