Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Toffoli assume como presidente do STF e pede prudência e harmonia entre poderes


Resultado de imagem para dias toffoli assume stf

O ministro Dias Toffoli tomou posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (13), na sede do tribunal, em Brasília.

Em seu discurso, o novo presidente pediu "prudência" ao Judiciário e harmonia com o Executivo e o Legislativo.

"A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes da República são mandamentos constitucionais, não somos mais nem menos que os outros Poderes", disse. "Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos à nação brasileira, por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência", afirmou Toffoli.

O ministro defendeu ainda que é dever do Judiciário "pacificar os conflitos em tempo socialmente tolerável" e que é "hora de valorizar o entendimento e o diálogo".

Toffoli ainda propôs um "pacto nacional entre os poderes da República" por meio de "um diálogo franco e propositivo" e a construção de uma "agenda comum" com toda a sociedade.

"Que todos, independentemente de profissão, gênero, cor, crença, ideologia política e partidária, classe social - estejamos juntos na construção de um Brasil mais tolerante, mais solidário e mais aberto ao diálogo", afirmou.

Toffoli fez uma homenagem a seu irmão mais novo, José Eduardo, portador da síndrome de Down, e agradeceu em nome dele o apoio recebido pela família e amigos. "O que aprendi e aprendo com meus pais, com meus familiares e amigos, tenham certeza, é o que baliza minha vida pessoal e profissional. Agradeço a todos na pessoa de meu irmão mais novo, José Eduardo", disse.

O irmão do ministro foi até o plenário do Supremo cumprimentar Toffoli e foi amplamente aplaudido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário