Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Gêmeas siamesas são separadas durante cirurgia que durou 20h



Após cinco procedimentos cirúrgicos e uma angústia familiar que se arrastou por oito meses, as gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Isadora foram separadas no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) às 21h do último sábado (27). A cirurgiadurou cerca de 20 horas.

As meninas de 2 anos e 3 meses, que nasceram unidas pela cabeça, passaram por um dos mais complexos procedimentos médicos já realizados no país e que envolve reforço do neurocirurgião norte-americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, de Nova York -considerado um dos maiores especialistas do mundo no assunto. 

A separação ocorreu às 21h09, depois de 14 horas de cirurgia. A equipe, comandada pelo médico Hélio Machado e por Goodrich, comemorou: "Está separado! Estão separadas!". 

O aviso foi dado pelos neurocirurgiões pediátricos Ricardo de Oliveira e Marcelo Volpon, que estavam há horas trabalhando para romper a ultima barreira que ligava o cérebro das duas meninas. A equipe vibrou por alguns segundos e, logo em seguida, colocaram as crianças em mesas cirúrgicas diferentes, para a reconstrução dos crânios.

Cerca de 40 pessoas entre neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, anestesiologistas, intensivistas, pediatras, enfermeiros, médicos residentes e tecnólogos estão envolvidos na operação. 

O caso é único na história da medicina brasileira. A família das gêmeas, que é de Patacas, distrito de Aquiraz (CE), está em Ribeirão Preto desde fevereiro, mês em que ocorreu a primeira cirurgia. A mudança ocorreu para dar mais conforto a todos e evitar deslocamentos aéreos.

O procedimento deste sábado consistiu na separação total do crânio e das estruturas do cérebro das gêmeas. A primeira cirurgia foi realizada em 17 de fevereiro e, assim como a segunda, feita três meses depois, foi bem-sucedida. (Tnh1.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário