UFPE é a 10ª melhor universidade do Brasil em ranking de 2018



A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi eleita uma das dez melhores instituições de ensino superior do Brasil. A instituição obteve nota geral 90,34 no Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, publicado nesta segunda-feira (1º). A universidade subiu da 11ª posição em 2017 para a 10ª este ano, sendo a única do Norte e Nordeste do Brasil a figurar nas dez mais bem conceituadas.

Realizado anualmente feita pelo Jornal Folha de S.Paulo desde 2012, o Ranking Universitário Folha (RUF) avalia universidades, centros universitários e faculdades, além de cursos do ensino superior do Brasil. Em 2018, foram avaliadas 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: ensino (peso 32), pesquisa (peso 42), mercado (peso 18), inovação (peso 4) e internacionalização (peso 4).

“A UFPE manteve a posição nos indicadores de pesquisa (17º) e mercado (9º), perdeu uma posição em ensino (foi de 11º para 12º) e ganhou três posições em internacionalização (foi de 26º para 23º) e duas em inovação (foi de 11º para 9º)”, explicou a diretora de Avaliação Institucional e Planejamento (DAP) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), professora Maria Cristina Falcão Raposo.

“Em meio a um cenário de grandes dificuldades financeiras nos últimos anos, nosso corpo docente e técnico tem trabalhado intensamente para estarmos entre as dez melhores do Brasil”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro. Ele destaca o padrão elevado de publicações nacionais e internacionais, as parcerias estratégicas com empresas na área de inovação e a cooperação da UFPE em pesquisas com algumas das melhores universidades do mundo.

Cursos

Dos 35 cursos de graduação avaliados na UFPE, 14 estão entre os 10 melhores do país: Biomedicina (8º), Ciências Contábeis (9º), Computação (6º), Direito (7º), Engenharia Civil (8º), Engenharia de Controle e Automação (10º), Engenharia de Produção (9º), Física (9º), Fisioterapia (8º), Nutrição (9º), Pedagogia (8º), Psicologia (9º), Serviço Social (2º) e Turismo (3º). Confira a avaliação de todos os cursos da UFPE.

Em 2017, 11 cursos estavam entre os 10 melhores, o que significa que o índice subiu de 33,3% em 2017 para 40% em 2018. Os indicadores levam em conta o ensino (peso 64) e o mercado (peso 36). O primeiro engloba avaliadores do MEC, professores com doutorado e mestrado, professores em dedicação integral e parcial e nota no Enade. Já o segundo se baseia em pesquisa da Datafolha com profissionais de Recursos Humanos. (Por TV Jornal)

Comentários

Anterior Proxima Página inicial