Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Faculdades pernambucanas vão oferecer 11.912 bolsas no Prouni


Estudantes que residem em Pernambuco podem concorrer a 11.912 bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal. São 3.123 integrais e 8.789 parciais (50% da mensalidade). As inscrições começam nesta quinta-feira (31) e vão até domingo (dia 3). A informação é do Blog do Fera.

No total, esta edição do Prouni oferta 243.888 bolsas em todo o País, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, em 1.239 instituições. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta de vagas da história do programa, desde a sua criação, em 2005.

Os candidatos já podem consultar as bolsas disponíveis no site do Prouni. A pesquisa é feita por curso, instituição ou município. No Recife, por exemplo, há oferta de bolsas em 94 graduações. Medicina, um dos cursos mais concorridos, tem 22 vagas em três faculdades (Uninassau, FPS e Unicap).

Podem se inscrever no processo seletivo estudantes brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem 2018, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

ESCOLA PÚBLICA

Além disso, os estudantes devem satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições para participar do programa: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste caso, não é necessário comprovar renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário