Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2019

Presidente do IPA apresenta ações do órgão para o Sertão do Araripe


Bodocó, Ouricuri e Santa Cruz, estiveram no roteiro do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, nesta segunda-feira, 11. Ele iniciou o roteiro por Bodocó quando fez a entrega de sementes para produtores locais. A maratona de visitas reuniu lideranças comunitárias, políticas e convidados, além dos agricultores que apresentaram propostas e ouviram de Odacy as ações desempenhadas pelo IPA, voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e da convivência no campo.

Nas visitas, o presidente frisou que a procura por água, foi uma das principais demandas solicitadas ao órgão. Odacy frisou que o programa Garantia Água pretende amenizar essa demanda que é constante no sertão do estado. “É uma ação que atenderá o sertão em especial”.

Odacy revelou que ainda existem vários municípios na região do Araripe que não possuem cisternas e isso dificulta o recebimento da água do carro pipa e colocará essa ação entre as prioridades da pasta.

“Estamos projetando o programa Água Doce que será executado com recursos da ordem de R$ 90 milhões para construção de barragens, sistemas simplificados de água, implantação de poços com aquisição de dessalizadores. Vamos buscar experiências que estão dando certo como um que existe na Paraíba. Iremos visitar essa iniciativa. Um exemplo que vem dando certo para a aproveitar água para consumo humano, pequenas irrigação e água para os animais, horta a um custo barato. Vamos aproveitar essas iniciativas para eliminar a humilhação do carro pipa”, frisou Odacy.

BANCOS DE SEMENTES

O presidente também citou a iniciativa de se estimular a criação de bancos de sementes no sertão, para atender a tempo o agricultor sertanejo. “Vamos estimular a criação do programa de Banco de Sementes. Entre novembro e dezembro, iremos entregar sementes no sertão e estimular o homem do campo para essa iniciativa”, disse Odacy que se reuniu também com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável em Ouricuri.

A visita do presidente do IPA ao Sertão do Araripe foi acompanhada também pelos deputados estaduais Antônio Fernando, Dulcicleide Amorim e Roberta Arraes.

Fonte: Tribuna Jornal e Blog do Banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário