Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Carnaíba realizou a VI Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura Municipal de Carnaíba, que fica no Sertão do Alto Pajeú, no interior de Pernambuco, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (05/04/19), no teatro municipal José Fernandes de Andrade, a VI Conferência Municipal de Saúde.


Ao deixar sua mensagem aos presentes, o prefeito Anchieta Patriota falou das conquistas e dos avanços na saúde carnaibana. “Em Carnaíba, avançamos muito na saúde, nosso hospital realizando exames, cirurgias de pequeno, médio e grande porte”. O gestor também falou da importância do SUS, e disse que o governo federal tem que investir mais, e não tentar desmanchar. “O SUS ainda é o programa que absolve, que dá saúde com uma qualidade boa no mundo todo. Avançamos muito na saúde, mais o governo federal tem que investir mais, e não tentar desmanchar o Sistema único de Saúde”, disse o chefe do executivo municipal.


A secretária de saúde, Selma Marques, antes de declarar aberta oficialmente a conferência, falou da importância de todos continuarem lutando pelos direitos conquistados. “Momento como este de hoje nos trouxe a criação do SUS, a ampliação da assistência à saúde para a coletividade, possibilitando, com isso um novo olhar às ações, serviços e práticas assistenciais garantidas através dos princípios e diretrizes do SUS. O contexto atual do nosso país nos confere a missão de rediscutir as políticas de saúde existentes e lutar pela permanência de todos os direitos conquistados desde a 8º Conferência Nacional de Saúde”, finalizou Selma.

O tema da VI Conferência Municipal de Saúde: Saúde não é favor, é direito. Carnaíba em defesa do SUS! A palestra ministrada por Alessandra Noé, especialista em saúde pública, foi norteadora das propostas elaboradas pelos participantes que discutiram os quatro eixos: I - Fortalecimento da Atenção Primária;  II - Desenvolvimento e Aperfeiçoamento com Acesso Regionalizado às Ações de Média e Alta Complexidade;  III - Desenvolvimento das Ações Estratégicas de Vigilância em Saúde e fortalecimento da Política de Assistência Farmacêutica; IV - Financiamento do SUS e fortalecimento do Controle Social. 

O evento contou com um público de mais de 100 participantes que contribuíram de forma democrática e de participação ativa na elaboração das propostas que deverão ser inseridas na construção das diretrizes do Plano Plurianual - PPA e do Plano Municipal, Estadual e Nacional de Saúde.

Estiveram presentes além do prefeito Anchieta, o vice-prefeito, Júnior de Mocinha, o vereador Victor Patriota, a Secretária de Saúde, Selma Marques; representações das Instituições municipais, profissionais da saúde e representações da sociedade civil.

Alessandra Noé palestrante
Nara Nascimento leu o regimento
Vice prefeito Júnior de Mocinha deixou sua mensagem

Texto: Ivonaldo Filho e Cláudia Marcelino
Fotos: Ivonaldo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário