Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Frei Damião dá mais um passo para ser reconhecido como santo


O Papa Francisco autorizou promulgar, nesta segunda-feira (8), o decreto que reconhece a figura de Frei Damião de Bozzano como Venerável — título que reconhece virtudes heroicas e precede os decretos de beato e de santo na Igreja Católica. A decisão ocorreu em audiência com o Reverendíssimo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no último dia 6 de abril de 2019, no Vaticano.

Apesar de já ser considerado um verdadeiro santo aos olhos de muitos fiéis nordestinos, o processo de canonização é demorado. como destacou o dom Fernando Saburido, da Arquidiocese de Olinda e Recife, e inclui uma série de documentações e testemunhos sobre a vida e trajetória da pessoa.

"O povo já proclama Frei Damião santo por tudo que ele viveu nas missões e no dia-a-dia da população pobre do Nordeste, mas a Igreja mantém a salutar cautela dos estudos da vida e das obras, antes e depois de sua morte, para declará-lo santo”, explicou dom Fernando em nota oficial da Arquidiocese.

No Recife, o capuchinho frei Jociel Gomes é o responsável pelo encaminhamento dos documentos e relatórios referente à causa, em processo que teve início há nove anos. A solicitação estava em análise no Vaticano desde 2012.

Para se tornar santo, antes é preciso ser reconhecido como beato e ter ao menos dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica. (JC Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário