Governo anuncia prorrogação no prazo das inscrições para o Funcultura


A dois dias do final do prazo para a submissão de projetos no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o Governo de Pernambuco anunciou a prorrogação das inscrições. Previstas para esta sexta-feira (12), as inscrições nos Editais do Funcultura Geral, da Música e Microprojeto foram prorrogadas para o dia 30 de junho e 12 de julho, respectivamente.

Apesar de a Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe não informarem quais foram os motivos que levaram a decisão, uma fonte disse em off ao JC que foi por conta da baixa inscrição dos projetos.

Para o fundador e diretor da Rec-Beat Produções Artísticas, Antonio Gutierrez, a prorrogação de três meses das inscrições foi inesperada. "Essa informação foi uma surpresa. Normalmente, quando acontece o adiamento é questão de dias, mas de três meses a gente não esperava", afirmou. "O que se tem que fazer é tentar manter o prazo dos resultados (em outubro)", completou Gutierrez.

"Eu recebi com muita tristeza esse anúncio, principalmente em uma semana que os governos da Bahia e do Ceará anunciaram um aumento no investimento da cultura. Num momento em que a gente precisa sentir a presença do governo de Pernambuco, a gente sente justamento o contrário, a ausência", afirmou a produtora Melina Hickson. "Foi um choque, a gente esperava que o adiamento seria de uma semana, e não de um trimestre", reforçou o que Antonio Gutierrez havia dito.

"Já aconteceu de o governo adiar a divulgação dos resultados e o Funcultura ficar paralisado um ano. Agora com o adiamento no prazo das inscrições os resultados só saem em 2020 por conta do processo de análise que é lento", disse a produtora. "Pelo histórico, eu acho muito difícil de sair (o resultado) antes do ano que vem, a não ser que eles refaçam a estrutura interna e tragam uma celeridade. A gente está prevendo um ano sem recursos e isso atrapalha demais", lamentou Melina Hickson.

Veja a nota da Funcultura

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, resolvem e tornam público a PRORROGAÇÃO do prazo para recebimento de projetos culturais que pleiteiem incentivo ao Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA, no Edital Funcultura Geral 2018/2019 e no 3º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – FUNCULTURA 2018/2019 para até o dia 12 de julho de 2019, e para 30 de junho de 2019 o prazo final para inscrições no Edital de Microprojetos Culturais 2018/2019, publicados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE, no D.O.E. em 29/12/2018. Permanecem inalterados as demais disposições contidas nos Editais acima indicados, nas Resoluções 03/2018 e 04/2018, bem como em seus respectivos anexos. (JC Online)

Comentários

Anterior Proxima Página inicial