Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Desemprego no país é de 12,3% e atinge 13 milhões de pessoas, diz IBGE


O desemprego no país foi de 12,3%, em média, no trimestre encerrado em maio, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice ficou estável em relação ao trimestre anterior, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019 (12,4%), e caiu na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (12,7%).

Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil foi de 13 milhões de pessoas e ficou estatisticamente estável tanto na comparação com o trimestre anterior como em relação ao mesmo período de 2018.

Os dados divulgados pelo IBGE fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.).

A população subutilizada (28,5 milhões de pessoas) é recorde da série histórica iniciada em 2012, com alta em ambas as comparações: 2,7% frente ao trimestre anterior e 3,9% na comparação com o mesmo trimestre de 2018.

O IBGE considera subutilizadas as pessoas que estão desempregadas, que trabalham menos do que poderiam, que não procuraram emprego, mas estavam disponíveis para trabalhar ou que procuraram emprego, mas não estavam disponíveis para a vaga. (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário