Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Vigilância em Saúde realiza palestra na ETE em Carnaíba


Ontem, quarta-feira 19/06, durante a tarde foi realizada uma palestra na ETE Paulo Freire pela Coordenadora de Vigilância em Saúde, Claudia Marcelino e pelo médico veterinário, Alexandre Dutra, a representante do GT de  arboviroses, voltada ao enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, no município. Também foi enfatizado o controle de zoonoses, ressaltando a leishmaniose.

Foi explicado ao público presente o que são arboviroses e quais os propagadores desta doença e a tão temida leishmaniose visceral, bem como outros tipos de leishmaniose como a tegumentar.

Sobre as arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zica vírus, febre chikungunya e febre amarela, todos causados pelo mosquito aedes aegypti, foram repassados dados epidemiológicos sobre a situação a nível nacional,  estadual e municipal, destacando os cuidados com prevenção por meio da eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, bem como a responsabilidade coletiva da sociedade e gestão pública.

Já sobre a Leishmaniose visceral que é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações, foram abordados tópicos  importantes como a forma de transmissão da doença, vetor, medidas preventivas e responsabilidade social para com animais domésticos e errantes. segundo o Ministério da Saúde, é feita através de cães que foram infectados pelo popular  "mosquito Palha."


Nenhum comentário:

Postar um comentário