Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ações de enfrentamento e controle da dengue continuam baixando índice do LIRAa em Flores


Os números do segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti de 2019 realizado em Flores mostram que, o Índice de Infestação Predial (IIP) do vetor da Dengue é considerado de “baixo risco” e avaliado como “satisfatório”, no município.

Pelos critérios de avaliação adotados pelo Ministério da Saúde no controle da dengue e monitoramento do mosquito Aedes aegypti, os extratos do LIRA identificam onde estão localizados os vetores predominantes e a situação do grau de infestação e o baixo índice de infestação pelo Aedes aegypti em Flores, pode ser atribuído ao constante trabalho de prevenção e conscientização que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, e também à colaboração da população.

A Secretaria de Saúde, Joselma Cordeiro destaca que, “as ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro, mesmo nos meses de baixa incidência da doença, e reforçados nos meses mais quentes”.

Para o Prefeito do Município, Marconi Santana, o resultado é fruto do “comprometimento do governo na contratação de novos agentes, na compra de equipamentos, compra de material e por investir sempre em ações preventivas".

LIRAa

Elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) é um instrumento para orientar as ações de controle da dengue, que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário