Páginas

sábado, 24 de agosto de 2019

SES-PE capacita profissionais sobre atenção à população vítima de violência

Atenta às especificidades de cada público, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoverá, na próxima segunda-feira (26.08), capacitação de profissionais de saúde com o intuito de qualificar a atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, com foco, principalmente, no público feminino e populações vulneráveis. O tema do evento é 'Atenção às Pessoas em Situação de Violência' e será realizado das 13h às 17h no auditório da sede da SES, no bairro do Bongi, no Recife, com transmissão para todas as sedes das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), espalhadas por todas as regiões do Estado, da Zona da Mata ao Sertão. Os interessados em participar podem se inscrever a partir do link https://bit.ly/2TOpdPp. A inscrição é gratuita.

Durante o evento, será abordado o acolhimento de urgência e emergência da população em situação de violência, incluso nas tentativas de suicídio. Também será reforçada a importância da identificação do tipo de violência para que seja iniciado o protocolo correto de atendimento, além da obrigatoriedade da notificação do caso. "A emergência é a porta de entrada para a maioria desses casos. Por isso, os profissionais envolvidos diretamente nesse atendimento, desde o recepcionista até o médico de plantão, precisam estar capacitados para acolher esse paciente de forma humanizada. É preciso que esse profissional tenha um olhar diferenciado para o atendimento desses casos, atentando para a privacidade da vítima e a melhor conduta terapêutica", destaca a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES-PE, Letícia Katz. 

Nos casos de violência, seja física ou sexual, e tentativas de suicídio, é importante que o profissional busque maneiras de evitar violências recorrentes, tratando os danos causados e avalie as necessidades psicossociais e educacionais desse indivíduo, além de esclarecer as dúvidas do paciente e fazer os devidos encaminhamentos multiprofissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário