Triunfo sedia lançamento de livros sobre cordel neste sábado (21/09)


O Casarão Padre Ibiapina, no Centro de Triunfo, vai receber neste sábado (21/09) o lançamento dos livros “O Mapa da Rima” e “O Cordel de Escrita Feminina em Pernambuco”, das escritoras e pesquisadoras Eulina Fraga e Shirley Rodrigues. O encontro será às 16h, com entrada gratuita, e contará com recitais, conversa com as autoras e cordelistas convidados.

Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro, a linguagem poética popular, que tem a rima como uma de suas principais características, sempre esteve presente na vida das escritoras, que se conheceram durante a graduação em 2005, quando decidiram desenvolver projetos com a temática. “Nesse tempo de atividade, percebemos a ausência de memória em nossa literatura que retratasse a trajetória do cordel, seus escritores pioneiros e também a presença feminina nesse universo”, conta Shirley.

Assim, nasceram as duas obras, que são editadas pela Coqueiros, única editora que trabalha com esse gênero literário e têm arte desenvolvida pelo cordelista Leonardo Farias. As narrativas, que trazem alguns versos e mesclam harmonicamente conteúdo e poesia, já foram apresentadas na Europa e integram o acervo de bibliotecas de Portugal, Espanha e França.

Durante um ano e oito meses, elas realizaram pesquisas quantitativas e qualitativas, imersões em acervos e aproximações e conversas com cordelistas em Pernambuco, no Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Norte que permitiram costurar as informações e criar um arranjo das narrativas. “É um trabalho pioneiro e necessário porque documenta quem somos e reconhece os principais nomes que deram origem a essa expressão”, comenta Eulina.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial