Em Pernambuco, 19 cidades estão livres do coronavírus; saiba quais


Por Folha de Pernambuco

Dos 185 municípios de Pernambuco, apenas 19 não contam com casos de pessoas contaminadas com o coronavírus. A partir dessa constatação, os pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (CIEG) da Fundação Joaquim Nabuco mapearam e realizaram uma pesquisa que busca identificar as causas que justificam a não propagação do vírus nessas cidades.

Para fazer isso, eles coletaram dados, que foram analisados entre os dias 21 e 23 de maio. Na ocasião foram estudados 20 municípios, mas um deles, que é Belém de São Francisco, no Sertão de Pernambuco, já conta agora com quatro casos registrados.

O pesquisador do CIEG e coordenador responsável pelo painel covid-19, Neison Freire, explica a metodologia da pesquisa. “A pesquisa foi realizada a partir dos dados dos informes epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde e foram atualizados com informações dos sites das prefeituras e quando existia alguma dúvida também utilizamos a pesquisa por telefone para as secretarias municipais de saúde”, detalhou.

A partir de uma análise inicial com os mapas dos municípios, a equipe começou a identificar quais fatores justificavam o fato desses lugares não terem casos de pessoas com a covid-19. Para se ter uma contraprova, também foram investigados um grupo de municípios com casos confirmados.

O pesquisador Neison Freire destaca os resultados encontrados. “A maioria deles não estava conectada por BRs. Mesmo Exu e Belém de São Francisco, que estão conectadas por BRs, são de pouca circulação de veículos quando comparadas com a BR-101 e a BR-232. Também foram levadas em consideração outros aspectos referentes a instalação de barreiras sanitárias, decretos municipais de isolamento, confinamento e fechamento do comércio e fechamento de escolas”, disse.

Para conferir a pesquisa completa é só acessar o site da Fundaj.

Veja as cidades sem confirmações do novo coronavírus:
Ingazeira
Calumbi
Solidão
Brejinho
Palmeirina
Ibirajuba
Brejão
Calçado
Angelim
Morelândia
Belém de Maria
Lagoa do Ouro
Santa Filomena
Mirandiba
Iati
Manari
Flores
Tacaratu
Exu

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.