Páginas

sábado, 25 de junho de 2022

Multidão prestigia 12º Festival do Carro de Boi em Flores, que teve agricultor que retratou história de Lampião como vencedor

O tradicional Festival do Carro de Boi encerrou a programação dos festejos juninos no município de Flores-PE. O evento teve início por volta das 16h desta sexta-feira (24) e atraiu não só os florenses, mas também visitantes de várias regiões do Brasil.

Para receber o público onde acontece a avaliação dos jurados, a administração municipal montou arquibancadas e grades de proteção até o final da apresentação para garantir mais tranquilidade para os que ainda ficaram do lado de fora do local.


Nesta edição 80 carreiros participaram do desfile, que levaram para o público temas que retratam o dia a dia do homem e mulher do campo; aplicação de vacinas contra COVID-19 e o serviço do Sistema Único de Saúde – SUS em tempos de pandemia.

Mas quem recebeu a nota máxima dos 7 (sete) jurados foi o agricultor Edielson de Lima de Reis, 43 anos, do Sítio Riacho dos Barreiros, que levou para a 12ª edição do desfile o tema: Raízes do Sertão e o Famoso Virgulino. O valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), será dividido entre os familiares do agricultor, que ajudaram na escolha do tema e montagem do carro.

“O tema eu escolhi, pois é uma história muito bonita que a gente vem resgatar, a história de Virgulino Lampião, que é uma coisa muito interessante para o nosso sertão. O prêmio eu vou destrinchar entre nossa família, pois todos trabalharam para este prêmio”, garantiu.

David Samuel de Lima Reis, 14 anos, filho de Edielson e que representou o ‘Rei do Cangaço’, disse como foi gratificante participar do desfile.

“Eu fui para escola, tenho que estudar, ainda toco sanfona, tive que ajudar a montar esse carro e ainda passei o dia aqui em Flores, para provar essa roupa”, disse o sanfoneiro mirim.

Juliano Medeiros, médico e empresário com atuação na cidade de Paulo Afonso, mas que nasceu em berço florense falou da satisfação de participar pela segunda vez do festival.

“Incrível, o evento é simplesmente um grande reencontro de amigos e uma grande comemoração da festa popular brasileira. Na hora que você valoriza a cultura local, você está valorizando a identidade das pessoas e quem não guarda o passado não vai construir um futuro”, disse.

Ao avaliar o desfile, a Secretária Municipal de Turismo e Eventos, Lucila Santana destacou o compromisso que a administração municipal tem em continuar cultivando a tradição no município.

“Para gente é muito importante manter essa tradição e o mais importante, promover essa interação entre os florense e claro, valorizar ainda mais os nossos agricultores e agricultoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário