quarta-feira, 24 de junho de 2020

URGENTE: Abraham Weintraub é denunciado ao governo dos EUA

Os seis partidos de oposição na Câmara dos Deputados (PT,PCdoB,PSOL,PSB,PDT e Rede) encaminharam carta nesta terça-feira (23) ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, em que manifestam preocupação com a entrada naquele país do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.

No documento, os oposicionistas narram a misteriosa viagem do ex-ministro com passaporte diplomático, embora não já tivesse o status de membro do governo Bolsonaro, e manifestam preocupação com a possibilidade de ele ter fugido para os EUA a fim de se esquivar de processo movido pelo Supremo Tribunal Federal (Inquérito Criminal 4.871) sobre a criação e distribuição sistêmica de Fake News.

“Pedimos que a embaixada americana e o Departamento de Estado dos Estados Unidos clarifiquem as condições em que foi cedida a entrada de Weintraub nos EUA e em qual status ele permanece no país, tendo em vista que não mais representa o governo brasileiro, nem qualquer órgão internacional”, afirma a oposição.

Os partidos da oposição lembram na carta que Weintraub, durante o tempo em que foi ministro ( abril de 2019 a junho de 2020) tornou-se notório “por sua postura ideológica, retrocedendo diversas políticas públicas educacionais, incluindo a suspensão das cotas para pessoas negras e indígenas no acesso às universidades, além de buscar violar os princípios de neutralidade e liberdade acadêmica”.

E recordam que o ex-ministro bolsonarista também se destacou “por sua retórica agressiva em defesa de ideologias de extrema direita, ao ponto de fazer comentários racistas contra o povo chinês, além de chamar membros do Supremo Tribunal Federal de “vagabundos,” afirmando que estes deveriam ser presos por suas decisões judiciais”

O documento é assinado pelas seguintes lideranças na Câmara:

  • Enio Verri (PR), líder do PT
  • Perpétua Almeida (AC), líder do PCdoB
  • Ivan Valente (SP), líder do PSOL
  • Alessandro Molon (RJ), líder do PSB
  • Wolney Queiroz (PE), líder do PDT
  • Joenia Wapichana (RR), líder da Rede
  • José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria na Câmara
  • André Figueiredo (PDT-CE), líder da Oposição na Câmara
  • deputado Carlos Zarattini (PT-SP), líder da Oposição no Congresso
  • Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do PT

Deputados e deputadas das bancadas da oposição também assinaram o documento.

Clique aqui para ler a íntegra do documento enviado ao embaixador dos Estados Unidos (em português). (Blog do Esmael)

Nenhum comentário:

Postar um comentário