Páginas

sábado, 28 de março de 2015

Vaticano recebe pedido de abertura do processo de beatificação de dom Helder Camara

Dom Helder ficou conhecido como o ''irmão dos pobres'' / Foto: ABr

Dom Helder Camara está mais perto de tornar santo. Menos de um ano depois do pedido de abertura do processo de beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, conhecido como ''irmão dos pobres'', a Cúria Romana emitiu seu primeiro parecer. O pedido foi enviado a Roma pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido em junho do ano passado.

Segundo carta expedida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal dom Angelo Amato, não há nada contra a solicitação enviada por Saburido. A expectativa agora é pela autorização da abertura do processo em nível diocesano, dependendo, apenas, do posicionamento de outros dicastérios. Com o aval do Vaticano, dom Helder será nomeado Servo do Senhor. 


A etapa seguinte consiste em reconhecer suas “virtudes heróicas”. Para isso, uma comissão jurídica se reunirá para estudar os textos publicados em vida e analisar os testemunhos de pessoas que conheceram o Dom da Paz. Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de um milagre, que deve ocorrer após sua nomeação como beato. Após o processo de beatificação, é feita a canonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário