A investigação do
acidente aéreo na cidade de Santos, em São Paulo, que vitimou sete pessoas no
ano passado, entre elas o ex-governador Eduardo Campos, está na fase final de
investigação. Em um ano, a equipe de investigação da Força Aérea Brasileira
(FAB) realizou diversos estudos e testes de perfomance e sistemas da aeronave,
além de verificar habilitações, treinamento de pilotos, meteorologia e
manutenção.
O Centro de Investigação
e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) emitiu, em novembro de 2014, uma
recomendação de segurança à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pedindo
para que a autarquia pudesse se certificar do cumprimento da norma que previa familiarização
e de diferenças nas aeronaves da série CE560-XL, fabricadas pela empresa Cessna
Aircraft Company.
O Cenipa, como em todos
os acidentes aeronáuticos, não fixou um prazo para a conclusão do relatório
final. As investigações do órgão têm o objetivo de evitar que acidentes com as
mesmas características aconteçam. A informação é do Jc Online.
HIPÓTESES - Em janeiro deste ano, as primeiras informações
sobre a investigação do acidente foram divulgadas. O Cenipa descartou, até o
momento, hipóteses de colisão com aves, drones ou outras aeronaves. O avião
também não estava voando invertido antes da queda e os motores estavam
funcionando no momento do impacto com o solo. Além disso, os pilotos fizeram
uma rota diferente do previsto para pousar na Base Aérea de Santos.
A equipe de
investigadores é composta por 18 pessoas, que se dividem entre especialistas em
Fator Operacional (pilotos, piloto de ensaio em voo, pilotos de inspeção em
voo, meteorologista, profissional de tráfego aéreo, mecânico de aeronaves),
especialistas em Fator Humano (médico e psicólogo, que apuram as
características fisiológicas, ergonômicas, psicológicas, organizacionais e
sociais da tripulação) e especialistas em Fator Material (engenheiro
aeronáutico, engenheiro mecânico e engenheiro de materiais). A equipe também
incluía assessores técnicos da Anac e representantes técnicos dos Estados Unidos,
país onde o avião foi fabricado, e do Canadá, fabricante dos motores.
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