Triunfo recebe a VII Mostra de Música Leão do Norte

Para dar continuidade à tradição de valorizar e difundir os músicos compositores do interior do Estado, o Sesc Pernambuco realiza a sétima edição da Mostra de Música Leão do Norte na cidade de Triunfo, também conhecida como o Oásis do Sertão. O evento começa hoje (5) e segue com programação cultural até o dia 10 de outubro. Além das apresentações dos músicos, a Mostra também movimenta seminários, oficinas, encontros de grupos culturais e aulas-espetáculo.

O evento começa às 10h, com a primeira etapa da oficina de Modalismo mediada por Maria Aida Facão Santos Barroso e Luiz Kleber Lyra de Queiroz, ambos professores de música da UFPE, na sede da Orquestra Isaías Lima. Às 17h, A Mostra segue com uma aula-espetáculo com o Grupo Bongar, no Jardim das Esculturas do Sesc de Triunfo. Às 20h, no Theatro Guarany , tem a grande abertura dos concertos com grupo A Matinada, formado pelos mestres do coco pernambucano Galo Preto, Zé de Teté, Bio Caboclo, Cícero Gomes e Adiel Luna. Em seguida, às 21h, as apresentações continuam na Cachaçaria com o Grupo Cristaleira, formado na própria cidade, e o grupo Coco de Caruá, da cidade de Carnaíba.

As oficinas são realizadas todos os dias, sempre a partir das 9h. Na terça, dia 6, tem início a oficina Coco de Roda – da Pisada ao Verso, orientada pelo artista Adiel Luna, no Theatro Guarany. Os participantes farão uma imersão na geografia do coco – uma das manifestações mais tradicionais do Estado de Pernambuco - e nas suas semelhanças e diferenças com outros tipos de coco. Em seguida, o público terá a oportunidade de aprender a construir instrumentos artesanais através da oficina O Som do Barravento, com o mestre Maureliano Barravento, realizada na Fábrica de Criação Popular, do Sesc em Triunfo. A oficina de Modalismo continua na programação também todos os dias, sempre a partir das 10 horas. Todas as oficinas terminam na sexta-feira, dia 9.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial