9º ENCONTRO: Evento fortalece e mantém viva a cultura quilombola em Serra Talhada

“Valorizamos grupos culturais que estavam escondidos em Serra Talhada”. Foi assim que o secretário municipal de Cultura, Anildomá de Souza, lembrou, durante coletiva, que grupos quilombolas centenários terão espaço para mostrar toda a sua arte e originalidade durante o 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais, que começa nesta sexta-feira (20) indo até o próximo dia 29. Pelo menos quatro mestres de comunidades remanescentes de quilombos existentes na zona rural da Capital do Xaxado, irão fortalecer o evento com cantorias, emboladas e danças típicas.

“Estes grupos normalmente estão à margem, debaixo do tapete da história e graças à política de governo do prefeito Luciano Duque e do trabalho da Secretaria de Igualdade Racial conseguimos mapear essas comunidades e oferecer a oportunidade para que elas mostrem toda a sua força cultural”, garantiu Anildomá. Entre os líderes culturais de quilombo homenageados estão os mestres Eraldo Sanfoneiro, Antônio Embolador, Adalberto do Toré e mestra Joana Damasceno da Dança de São Gonçalo. Eles fazem parte dos quilombos Ponta da Serra e Catolé.

O 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais deve movimentar cerca de R$ 4,5 milhões em serviços em Serra Talhada e na região, atraindo cerca de seis mil pessoas em oito dias, entre artistas que vão participar do evento e visitantes. A rede de hotéis, bares, restaurantes do município e de cidades vizinhas já está se preparando para receber o mega evento.

Mais informações acesse: www.encontroculturaspopularestradicionais.blogspot.com ou www.culturaspopulares.com

Fonte: Farol de Notícias

Comentários

Anterior Proxima Página inicial