Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

Florestanos viajam 3 dias a pé em romaria até Tacaratu, no Sertão



De acordo com matéria do Blog do Elvis, praticada já nos tempos de Jesus Cristo, a Romaria é uma peregrinação de fé e piedade praticada por gente de todas as idades. Em Floresta, sertão pernambucano, a cada ano, no fim de janeiro, devotos de Nossa Senhora da Saúde põem, literalmente, o pé na estrada em destino ao santuário que fica em Tacaratu, à 80 km da partida.

Essa tradição, que a cada ano fica maior, completa 18 anos em 2016. Devido às altas temperaturas, a saída dos romeiros aconteceu 4 horas mais cedo em relação aos anos anteriores. O que normalmente era sair por volta das 5 horas da manhã, os devotos de Nossa Srª da Saúde saíram às 1h da madrugada deste sábado (30).

Eles vão andar oitenta quilômetros divididos em três dias, partindo da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos com destino à Agrovila VI, onde almoçam, jantam, participam da missa às 19h e dormem a primeira noite. No dia seguinte, à 1h, eles partem para Petrolândia, onde passarão o dia e a segunda noite.

Já na segunda-feira, às 3h30, mais uma vez eles põe o pé na estrada e seguem para Tacaratu. A chegada à Igreja de Nossa Senhora da Saúde está prevista para o meio-dia. A volta será de ônibus, na terça-feira (02) à tarde, logo após a procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário