Hemope de Serra Talhada tem queda de 45% nas doações; campanha de Carnaval convoca doadores


DSC_0006

Com a proximidade do período carnavalesco a preocupação com acidentes aumenta, consequentemente, a preocupação com as doações de sangue no Hemope de Serra Talhada, que tem apresentado uma queda de 45% em relação ao mesmo período de 2015. Em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, a assistente social, Rita Jussara destacou que em 2016 apenas uma cidade da região participou da campanha passeio solidário e que o período de férias pode ter sido responsável pela diminuição das doações.

De acordo com os dados coletados pelo FAROL, junto ao Hemope, na campanha realizada de 16 de dezembro de 2015 a 21 de janeiro de 2016 houve 208 doações. Já na campanha realizada entre dezembro 2014 e janeiro de 2015 o hemocentro recebeu 379 doadores de Serra Talhada e região, ou seja, houve um déficit de 171 doações. Segundo a Rita Jussara, apenas a cidade de Floresta enviou doadores para o hemocentro da Capital do Xaxado por conta do período de férias que dificulta o acesso ao transporte e a presença de estudantes e professores.

A instituição alerta que precisa de doações com urgência, principalmente dos tipos O- e A+. “O estoque está muito abaixo do esperado, no período de férias há uma diminuição de doações. As secretarias das cidades têm dificuldades de enviar os doadores por causa do transporte. Além dos alunos, professores e estudantes de universidades que estão de férias. Em Serra Talhada não temos muito Carnaval, mas a região sim e infelizmente há acidentes, precisamos de doações. Estamos nessa campanha educativa para incentivar as doações”, explicou a assistente.

DSC_0001
Farol de Notícias

Comentários

Anterior Proxima Página inicial