Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2016

Nasa capta imagens de objeto em forma de caramujo na superfície de Plutão



DP

As últimas imagens feitas pela sonda New Horizons, da Nasa, tem intrigado especialistas da agência espacial americana. As fotos em alta resolução captadas pela espaçonave e divulgadas na quinta-feira mostram um objeto semelhante ao um caracol andando na esburacada superfície do planeta anão.

Os especialistas da Nasa acreditam que se trata de um "bloco de gelo sujo" flutuando sobre nitrogênio sólido mais denso, segundo informações do diário britânico Daily Mail. As imagens mostram também milhares de poços na superfície, que seriam causados por sublimação - mudança de um elemento do estado sólido diretamente para o gasoso.

Os pesquisadores creem que o estranho padrão da superfície é formado pela convecção, assim que o nitrogênio parcialmente congelado carrega gelo quente sobre a camada de Plutão, onde se evapora. O nitrogênio líquido pode fluir por baixo das planícies, emergindo em rios e movendo as geleiras acima.

Enviada à Terra em 24 de dezembro, a foto é classificada como a vista de "maior resolução de Plutão", localizada em uma área informalmente chamada de Sputnik Planum, planície gelada que forma a parte esquerda do planeta anão. A região está em uma elevação mais baixa do que a maior parte do local ao redor, mas não é totalmente plana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário