Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

Para evitar H1N1, diocese de Salgueiro no Sertão de PE muda rito das missas


Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da diocese de Salgueiro, celebrou missa em homenagem a Gonzagão (Foto: Luna Markman/G1)

Para evitar o contágio de pessoas com a gripe A (H1N1), em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, as missas celebradas nas paróquias e pastorais do município não seguirão mais a tradição da Igreja Católica. A nova determinação visa diminuir o contato direto entre os fiéis.

As novas medidas adotadas pelas Diocese de Salgueiro foram divulgadas nesta terça-feira (12) e seguem orientações do bispo Dom Magnus Henrique Lopes. De acordo com o comunicado, assinado pelo padre e Vigário Geral, José Gilson da Costa, a partir de agora as 21 paróquias e as três áreas pastorais vão adotar as mudanças no rito das missas.

Entre os municípios que devem seguir determinação  estão:

A orientação é de que os fiéis evitem rezar o 'Pai Nosso' de mãos dadas e que poupem o 'Abraço da Paz'. Outra mudança será no momento da Comunhão. A hóstia deve ser entregue exclusivamente na mão do fiel e não mais colocada diretamente na boca do cristão. A exceção será para os casos em que o frequentador tenha alguma restrinção que o impeça de receber a hóstia na mão.

Em contato com o secretário de Saúde de Salgueiro, Emanuel Leite, o G1 foi informado que até o momento o município tem um caso suspeito de H1N1. “Só temos este caso e ainda estamos investigando. Não foi nada confirmado. De qualquer forma, fizemos o tratamento de bloqueio com as pessoas que tiveram contato com o paciente. Estamos também orientando a população sobre os cuidados que devem ter, como lavar as mãos e usar sempre álcool em gel”, destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário