Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Pernambuco espera vacinar 875 mil cães e 376 mil gatos neste sábado


Vacinação de cães e gatos no Recife (Foto: Reprodução/Globo Nordeste)

O G1 postou que neste sábado (2), dia da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica canina e felina, Pernambuco espera vacinar 875.450 mil cães e 376 mil gatos. Ao todo, serão 7.350 postos  espalhados pelos 184 municípios do estado. A ação é realizada pelas prefeituras dos municípios com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No Recife, a imunização dos animais contará com o apoio de profissionais da saúde municipal e de militares do Exército.  A Prefeitura do município irá disponibilizar 450 postos de vacinação em toda a capital pernambucana. A meta é imunizar mais de 80% da população de cães e gatos da cidade.

De acordo com a SES, animais a partir dos três meses de vida podem receber a dose da vacina. A contra-indicação é apenas para fêmeas em fase final de gestação. Ao todo, 1,2 milhão de doses estarão disponíveis nos postos de Pernambuco. Ainda segundo a Secretaria, a imunização dos animais é importante para evitar casos de raiva humana.
A doença

Transmitida por mamíferos, a raiva é uma doença viral e infecciosa e pode ser passada entre animais e de animais para o homem, por meio da saliva. Em perímetros urbanos, os transmissores mais comuns são os animais domésticos, mas animais silvestres como morcegos, raposas e macacos também podem transmitir a enfermidade.

O último caso de transmissão de raiva para o homem em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta, no Sertão do Estado. O paciente adquiriu a doença por meio de um morcego. O caso mais recente de raiva transmitida por cão aconteceu em 2006. Nos humanos, a doença agride o sistema nervoso central e pode levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário