Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2016

30 dos 39 reservatórios no Sertão de PE estão em colapso, diz Apac


Reservatório no Sertão de PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

Sem chuva, os reservatórios de água no Sertão de Pernambuco estão nada vez mais em situação complicada. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), dos 39 reservatórios da região, 30 estão em colapso, ou seja, com menos de 3% da sua capacidade. é o que informa o G1.

O açude de Vira Beiju, que fica em Uruás, na Zona Rural de Petrolina, comporta até 11,8 milhões de metros³. Porém há apenas 3% da capacidade total. O abastecimento das casas não é regular há meses e, com isso, os agricultores já contabilizam os prejuízos.

"A chuva do céu já não vem mais e a única esperança que a gente tem são os reservatórios, dos açudes, que estão secando. Está tudo seco! Não tem mais água... Fazer o quê? Esperar pela benção de Deus agora”, disse o agricultor, Adauto de Alencar.

Segundo a Apac, dos 87 reservatórios do estado, 45 estão praticamente vazios. 30 deles ficam no Sertão. A chuva do início do ano encheu os reservatórios, mas não foi suficiente ,pois desde fevereiro parou de chover. Cerca de 25 mil famílias que moram nas comunidades rurais de Petrolina dependem da água dos reservatórios.

O agricultor, Antônio de Souza, espera que a chuva ainda volte para encher o açude de Terra Nova, também na Zona Rural do município, que tem capacidade para 200 mil m³. “A esperança é de que vai chover bastante para gente ter fartura. Quero vê o açude cheio e sangrando como a gente via há uns anos atrás", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário