A IstoÉ Dinheiro apresentou, na última
sexta-feira (19), o ranking com as 60 marcas brasileiras mais
valiosas do ano, reveladas em estudo realizado em parceria com a Kantar
Vermeer. As cinco primeiras colocações são ocupadas por duas cervejarias,
dois bancos e uma emissora de TV. A primeira colocada é a Skol,
que ocupa o topo da lista pelo 5º ano consecutivo; seguida por Bradesco,
Brahma, Itaú e Globo, respectivamente.
De acordo com a apresentação dos resultados, além de
companhias de capital aberto, a 11ª edição do ranking traz avaliação
de empresas de capital fechado. Com o novo critério, o número total de marcas
analisadas nesta edição foi de 320.
As marcas brasileiras mais valiosas foram avaliadas
considerando duas importantesdimensões: financeira e de performance em imagem.
Na financeira, considerou-se o valor do negócio da empresa e o dos seus
intangíveis, onde reside a marca. Em performance de imagem entende-se a
influência da marca no processo de decisão dos consumidores e investidores.
A fonte primária é o estudo BrandZ, pesquisa de
mercado conduzida pela Kantar Millward Brown, que em 2017 englobou no
Brasil 33 categorias, 500 marcas e 13.200 entrevistas. “O valor é o resultado
da multiplicação do valor dos intangíveis pela performance em imagem”, explica
a IstoÉ ao apresentar os resultados.
A mudança na metodologia permitiu incluir marcas de
companhias que não possuem capital aberto, como Ypê, Caixa, Globo, SBT, Ypióca,
Tigre, Bauducco e Suvinil. Outra novidade é que o ranking agora conta com 60
marcas, e não 50, como em outras edições.
Fonte: Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário