Índios da Tribo Tuxi ocupam sede do polo base da saúde em Juazeiro-BA


aldeiatuxi

Cerca de 40 índios da aldeia Tuxi, na região de Abaré, norte da Bahia, ocuparam na tarde desta terça-feira (08), a sede do Polo Base da Saúde Indígena em Juazeiro de onde só pretendem sair quando as suas reivindicações forem atendidas.

A reportagem do Blog Geraldo José foi convidada e conversou com o Cacique da Tribo Tuxi Alcindo Feliciano dos Santos que disse que a comunidade está sendo prejudicada dada a atitude de perseguição da Assistente Social da coordenação regional Maria do Socorro Tumbalalá. “A nossa ocupação aqui hoje foi motivada por duas pautas: A primeira é a nossa inserção no Conselho da Saúde Regional e a outra é o afastamento de uma assistente social, porque ela não é assistente social e sim, assistente anti-social porque ela é contra os povos indígenas. O próprio povo que ela pertence” expressou Alcindo Feliciano.

“Nós não queremos mandar ela embora não, apenas a sua transferência porque ela está nos atrapalhando em todas as secretarias que nós vamos, inclusive, na saúde. Desde 2013 nosso povo está morrendo, a Sesab que era para nos atender, não atende por causa dessa mulher e nós queremos uma providência. Só vamos deixar o Polo da Saúde Indígena quando tivermos uma posição da Coordenação Estadual. Tá registrado em ata que ela disse que se a equipe médica da SESAI nos atender ela tocaria fogo na viatura. Então o que nós queremos é Justiça”, disse o Cacique da Tribo Tuxi.

O Cacique criticou também a posição da SESAI. “A SESAI está sendo negligente porque ao invés de punir essa funcionária nos colocaram para ser atendido por Paulo Afonso, quando a gente pertence à jurisdição de atendimento em Juazeiro. Então se ficarmos por Paulo Afonso a gente vai ficar sem representação no Conselho que é a base do controle social”.

Alcindo Feliciano concluiu informando que a perseguição da Assistente Social talvez tenha motivação político partidária. “Ela e a família são contra a gente, mas a nossa luta não é a política partidária, e sim uma política pública de melhoria e qualidade de vida do nosso povo. Ela é ligada a esse grupo do PMDB que está comandando tudo e fazendo esse mal ao nosso povo”.

Blog do Geraldo José

Comentários

Anterior Proxima Página inicial