Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Seca no rio são Francisco começa a comprometer o transporte por balsas entre os municípios de Belém do São Francisco e Chorrocho/BA


3fb354e3-f3be-4cf0-8985-a74a3ac496e5

Devido o assoreamento e a baixa da vazão do nível do Rio São Francisco, a Marinha do Brasil, com sede em Juazeiro BA, começou a fiscalizar o peso das embarcações que navegam entre a cidade de Belém do São Francisco (PE) e o distrito de Barra do Tarrachil /Chorrocho (BA). A diminuição do peso já é uma rotina diária entre os donos de balsas, que estão tendo que redobrar as atenções para não encalhar durante as travessias. No leito do rio já é possível ver vários bancos de areia e aglomerações de pedras.

O Velho Chico a cada dia que passa vai perdendo correnteza, ficando mais estreito e raso. Algumas embarcações já começaram a sentir dificuldades para fazer a travessia, em algumas viagens chegando a encalhar, devido algumas topadas no banco de areia e quando acontece uma colisão no casco da embarcação pode chegar a danificar peças, como caixa de marcha e protetor de hélice, conta um trabalhador de uma das embarcações.

Ha mais ou menos, (500 metros) de distancia do inicio do “lago de Itaparica”, a navegação no trecho do rio passou a ter uma atenção redobrada por parte dos balseiros. O canal navegável ficava em uma linha reta e a travessia era feita de 6 a 10 minutos. Agora as balsas são obrigadas a fazer curva e reduzir bastante a velocidade. O risco delas encalharem é cada vez maior.

O tempo de viagem das balsas que transportam, carros, motos e pedestres entre os municípios de Belém do São Francisco (PE) e Chorrocho (BA), quase que duplicou, com isso o peso passou a ser controlado pela Capitania dos Portos.

A fiscalização na região aconteceu no ultimo dia 23/11/2017, mais segundo um agente da Marinha do Brasil, outras fiscalizações, vai acontecer com frequencia na região.

Fonte: Julio Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário