Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Sesc Arcoverde realiza I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)



O desenvolvimento do comportamento empreendedor no indivíduo deve ser trabalhado desde muito cedo e a escola é um dos pontos de partida neste processo. Sabendo da importância de levar conhecimento sobre empreendedorismo a crianças, jovens e adultos, o Sesc realiza, em parceria com o Sebrae, a I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em Arcoverde. Na próxima terça-feira (28/11), das 9h às 12h, cerca de 300 alunos da Educação Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA) da Unidadevão apresentar o resultado dos estudos que realizaram sobre o gerenciamento de negócios. O evento, que é aberto ao público, tem como tema “Empreendedorismo na Escola é um Convite para a Mudança Cultural”.

Durante a feira, o público vai conhecer pequenas empresas criadas pelos alunos sob a supervisão dos professores em stands que serão montados na quadra poliesportiva do Sesc. O trabalho da turma do Pré 2 envolve a reciclagem de resíduos sólidos e tem como tema “O Pré Recria e o Mundo Recicla”; o Pré 3 vai apresentar um espaço para o bem estar das pessoas: é o “Spa Alegria de Viver”. “O Mundo das Ervas Aromáticas” é a empresa dos alunos do 1º Ano; já o 2º Ano vai oferecer “Temperos Naturais”; a “Oficina de Brinquedos Ecológicos” é da turma do 3º Ano; a empresa do 4º Ano é a “Locadora de Produtos” que aluga cama elástica e brinquedos infláveis para festas; e os alunos do 5º Ano vão apresentar uma empresa de alimentos chamada “Sabores e Cores”.

“Nosso objetivo é estimular a criatividade e o pensamento crítico dos nossos estudantes para que eles possam não só sonhar, mas ter a vontade de realizar seus sonhos. Para isso, trabalhamos com eles as atitudes e o comportamento empreendedor para que tenham os conhecimentos necessários para desenvolver seus projetos”, explica Maria Adrianna Freitas e Silva, professora da Educação Infantil, das Séries Iniciais e da Educação Fundamental do Sesc Arcoverde.

EJA Empreendedor – A turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Arcoverde, formada por 50 alunos, também vai participar do JEPP. Todos foram capacitados durante as primeiras três semanas do mês de outubro, quando aprenderam noções de como gerir um negócio. Os alunos receberam informações de como calcular preços, armazenar, apresentar e vender produtos.

“Alguns alunos da EJA já têm seus pequenos negócios, porém informais. Com os ensinamentos, eles mostraram aptos a gerenciar suas pequenas empresas e, com isso, se formalizarem. Temos um produtor de queijo, um pintor, um vendedor de hortaliças, um dono de capotaria, um vendedor de caldo de cana e pastel, enfim, pessoas que já lidam com vendas e que vão poder mostrar suas habilidades no JEPP. Os demais alunos serão voluntários desses pequenos empresários ou vão nos auxiliar na montagem da estrutura. Todos terão uma oportunidade de mostrar seus conhecimentos e colocar em prática seus comportamentos empreendedores”, ressalta a professora das Séries Finais do Ensino Fundamental Médio Elysangela de Siqueira Neves Gomes.

O JEPP– Criado há 12 anos pelo Sebrae, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos teve início em São Paulo ese propagou por todo o país. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora e orientar os participantes a elaborar o plano de negócios, a fim de estimular o comportamento proativo de crianças e jovens. Também visa incentivá-los à prática do empreendedorismo e ao protagonismo juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário