Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DETRAN-PE entrega memorial e promove Missa de Ação de Graças



Foi aberto na manhã de ontem (21), no hall da sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, no bairro da Iputinga, o Memorial José Moreira. A ação teve como culminância Missa de Ação de Graças, celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, que também abençoou o local e todos os servidores.  

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o Memorial objetiva preservar os bens matérias e imateriais de valor histórico da Autarquia, além de ser uma homenagem ao servidor José Moreira Lima Filho, que era o responsável pelo Arquivo Geral e catalogou prontuários de pessoas ilustres e personalidades do cenário político, artístico e cultural de Pernambuco e do Brasil.

“Esse é um espaço especial para resgatar a memoria do DETRAN-PE e representa também todo o esforço e dedicação do ex-servidor Moreira, que muito se dedicou em preservar a história do Órgão. Além disso, também será um local destinado a educação de trânsito, formando uma futura geração, mais prudente e responsável”, enfatizou Ribeiro.  

O projeto se caracteriza como um anexo museológico do DETRAN-PE, sendo uma vertente da memoria institucional e na promoção de exposições e eventos culturais ligados ao trânsito. Na criação foi instituída uma equipe multidisciplinar com profissionais na área de história, museologia, jornalismo, além de funcionários e estagiários do Órgão e instituições parceiras, como a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.  

A primeira exposição do memorial conta com quatro expositores verticais, com a história do DETRAN-PE e menções aos marcos mais importantes, como o trabalho realizado pela Turma do Fom-Fom e a descentralização dos serviços. Somado a isso, existe um expositor horizontal trazendo tipologias de Carteiras Nacionais de Habilitação - CNHs de 1915 até 2017 e um acervo de prontuários e suas diversas leituras.

Acompanharam a abertura do Memorial e a Missa o secretário executivo das Cidades, Fernando Freire,diretores e ex-diretores do DETRAN-PE, servidores, colaboradores, estagiários e familiares do ex-servidor Moreira. “É muito gratificante essa homenagem não só pela história do Órgão, mas também a do meu pai. Ele dedicou 42 anos ao serviço público e em atender ao público, o que fez ser conhecido como Moreira do DETRAN”, ressaltou o filho, Cristiano Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário