Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2018

Multa para quem deixar buracos nas vias públicas



Concessionárias e permissionárias de água, telecomunicações, gás e esgotamento já estão sujeitas a multas caso deixem buracos abertos nas ruas ou provoquem acidentes com pedestres, ciclistas, motociclistas, e motoristas ou passageiros de carros. A Lei Municipal 18.355/2017, sancionada em julho de 2017 e regulamentada em fevereiro deste ano, também responsabiliza, nas esferas civil, criminal e administrativa, empresas que de não informem com antecedência, à Prefeitura do Recife, sobre obras nas vias. 

"Muitas empresas realizavam obras e a prefeitura não tinha controle. Antes da lei, fazíamos um recapeamento asfáltico e um mês depois uma concessionária acabava com o serviço que a Emlurb tinha feito. A legislação as obriga a deixarem os locais nos quais elas interviram da forma como encontraram, em boas condições de trafegabilidade. Isso garante a repavimentação das vias em um prazo razoável e dentro da qualidade que as normas de engenharia exigem”, explica a diretora executiva de Manutenção Urbana da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas. 

Com a solicitação da anuência para fazer os serviços, a Emlurb vai analisar os pedidos caso a caso, autorizar as intervenções, estabelecer critérios para execução e orientar para que sejam sinalizados devidamente, para evitar acidentes, e para que sejam finalizados de forma adequada. De acordo com Marília Dantas, a interferência das concessionárias e permissionárias com obras nas vias públicas está entre os três motivos que mais causam buracos no Recife. Problemas de drenagem e o desgaste natural dos pavimentos são os outros fatores. 

Em caso de descumprimento, as multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 100 mil. As intervenções devem ser informadas com 45 dias de antecedência. "Para os serviços de caráter emergencial, como cano estourado ou problema na fiação de telecomunicações, as empresas têm até 24 horas para informar que foi necessária a realização de uma intervenção", ressalta a diretora executiva da Emlurb. (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário