Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2018

Secretária de Saúde de Carnaíba Selma Marques participou da reunião da Câmara, e disse que agiu dentro da lei



Na última sexta-feira (09/03/18), A Câmara Municipal de Carnaíba, realizou 9ª reunião ordinária, do 1º Período Legislativo, onde foi uma reunião bastante conturbada, diferente, onde teve até a presença da Polícia Militar.

A secretária de Saúde, Selma Marques, foi convidada para falar sobre as diárias, e ao iniciar sua fala, Selma passou a mesa diretora, papéis, ou provas concretas, comprovando de que nunca houve e não existem, irregularidades sobre as diárias, nos repasses financeiros ao servidor, e que de acordo com a secretária, não são diárias, são suprimentos que é legal conforme a lei.

No decorrer da sessão, o presidente do Legislativo, Neudo da Itã, disse que será necessário tempo para a analisar a papelada entregue pela secretária, ao mesmo tempo o presidente pediu informação sobre, o porquê, da diretora Joana Darc, receber diária no valor tão alto, e no mesmo instante, ao ouvir o nome de Joana ser citado pelo presidente da casa, Selma pediu para que Joana pudesse explicar, por causa do nome dela que foi citado, de acordo com Selma, Joana recebeu para repassar a os outros servidores, que estiveram envolvidos nas transferências com pacientes. Neudo pediu para que a própria Selma explicasse.

Selma explicou dizendo que, ao iniciar o ano de 2017, na nova gestão do prefeito Anchieta Patriota, encontrou a saúde carnaibana em péssimas condições, saúde precária, ou seja, não tinha dinheiro para transferir pacientes em estado grave, e disse que, ao chegar um paciente em estado grave no Hospital, tinha que transferir com urgência para a capital Recife, que por sinal é muito distante, e para isso, o paciente tinha que ter todo o acompanhamento necessário, e no momento não tinha dinheiro para combustível, não tinha como pagar as diárias do médico, o motorista, a enfermeira e o técnico em enfermagem.

Selma ainda leu um documento que dizia: Regime de Suprimento Individual, ou seja, despesas com diárias definidas no anexo da lei. O suprimento dar poder de pagar diárias, e foi justamente o que fez a secretária, fez dentro da lei. Todos que receberam, ta tudo documentado, registrado e assinado.

O presidente da casa, disse não entender o porquê, das diárias ser em nome de uma pessoa só, Selma disse que foi para facilitar a vida dos profissionais, e que meia noite, uma hora da madrugada, não tinha como arranjar diárias.

Neudo disse que não tinha como dar espaço a Joana para falar, por que, quem foi convidada, e deve responder pela pasta é a secretária. Nisso, a platéia se manifestou, e Neudo pediu “Questão de Ordem”.

Selma por sua vez, disse que não se sente vítima, pois tem autonomia para resolver, e tudo é preto no branco, por isso a secretária levou as provas, comprovando que esta tudo legalizado. Disse ainda, que tudo que acontecer na saúde, ela é a responsável, e não culpa ninguém. Falou que houve essa polêmica toda, por conta do nome da diretora, mais que tudo foi feito dentro da lei.

O vereador Victor Patriota, ao fazer o uso da palavra, pediu para que o presidente tivesse bom senso, para permitir que outras pessoas envolvidas com a questão, pudessem se manifestar, a exemplo do tesoureiro do governo, Tiago, e de Joana Darc, que estavam sentados na platéia. O que não foi permitido por Neudo, que respondeu dizendo que não chamou Tiago na reunião não. No mesmo instante pediu para desligar o microfone do vereador Victor Patriota, e disse que existe assessoria jurídica para resolver as questões.

Nisso, a reunião foi paralisada, por que alguém da platéia citou “ditadura”, e o presidente pediu para a pessoa se retirar da plenária, onde no momento exato não saiu, com um tempo depois, chegou à polícia militar, e a reunião continuou.

Perguntada, por que no portal da transparência, saíram diárias e não suprimentos, Selma disse que isso não é controle dela, e mais uma vez disse que está tudo documentado e legal, e quem recebeu, assinou que recebeu. O presidente da casa, disse que pode solicitar mais documentos, e a secretária disse que está disponível para colaborar e repassar. 

Assista os vídeos da reunião completa, na página da Câmara Municipal de Carnaíba, no Facebook.

Link: https://www.facebook.com/C%C3%A2mara-Municipal-de-Carna%C3%ADba-1514550445222051/

Nenhum comentário:

Postar um comentário