Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

Carnaíba realizou o 1º Fórum do Programa Mãe Coruja



Foi realizado na manhã desta terça-feira (03/04/18) no Teatro José Fernandes de Andrade, na cidade de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, o 1º Fórum Intersetorial do Programa Mãe Coruja, que foi conduzido pelas técnicas: Emmanuela e Johannna Paulo, com coordenação de Janiele Mabele, e acompanhamento das professoras de círculos; Vilma Amador, Rita de Cássia e Márcia Pereira.


O evento teve uma programação bem variada, e após a formação da mesa, composta pelas autoridades presentes, veio as falas, e se dirigindo ao público presente, bastante emocionado, o prefeito Anchieta Patriota, destacou que o programa melhorou a qualidade de vida das pessoas. “Vamos iniciar esse Fórum de discussão desse programa vitorioso, premiado, criado em 2007, já completando 11 anos que vem melhorando a vida das pessoas, com resultados práticos. Sabemos que nosso país, tem grandes desigualdades sociais na distribuição da renda da população. Esse programa melhorou a qualidade de vida das pessoas”, disse.


Quem esteve participando do evento, foi o gerente regional do IPA, Dêva Pessoa, e em seu discurso, parabenizou o programa pelo sucesso que é, e deixou um incentivo para que as mulheres busquem o programa Mãe Coruja. “Quero dizer que esse programa é um sucesso, parabéns a todos que integram esse programa. Também que dizer que IPA está de portas abertas para atender a todos. Portanto Carnaíba está de parabéns, e vocês contem conosco, contem com a instituição, pois o IPA hoje, principalmente na regional, não está dentro das nossas condições, não falta nada”, concluiu.


Dr. Victor Patriota, falou do desenvolvimento do programa. “Hoje estou aqui e vim falar como médico e parceiro desse programa, e acho que poucas pessoas sabem como esse Mãe Coruja estava caminhando, em meados de 2007, 2008, naquele momento o programa estava caminhando, ou seja, engatinhando, e naquela época já víamos a importância, e o que entraria de impacto do programa para a saúde do nosso município, e hoje, podemos ver os resultados que o programa vem trazendo para o nosso estado de Pernambuco”, finalizou.


Vanessa, coordenadora regional da atenção a saúde da X Geres, expressou a luta de todos para reduzir o número de morte materna e o número de óbitos infantis. “É uma satisfação participar de um evento importante como esse, onde o objetivo é discutir um pouco sobre a saúde das mães e das crianças, onde é constante tentando sempre a melhoria, e reduzir o numero de morte materna e óbitos infantis. A melhoria da primeira infância, e o mãe coruja é um super parceiro, na atenção primária por que é mais um equipamento que veio para somar, e que possamos alcançar os índices que a gente tanto almeja quanto a atenção primária”, concluiu Vanessa.


A programação teve início com as execuções dos Hinos de Pernambuco e de Carnaíba, logo depois teve apresentação cultural com o estudante Davi. Em seguida teve apresentações de vídeos, cantos, discussões, encaminhamentos, rodas de conversas e encerramento.

O encontro reuniu com representantes das cidades de Serra Talhada, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e outros. Também contou a participação do vice – prefeito Junior de Mocinha, Lúcia Lima, representante da Igreja, Maria José, coordenadora da educação de Carnaíba, e outras autoridades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário