Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

Governo de Pernambuco reabre inscrição para 773 bolsas para jovens universitários



Jornal do Comércio

Jovens universitários que estudaram em escolas da rede estadual de Pernambuco ganham mais uma chance de concorrer a bolsas para ajudá-los a se manter durante a faculdade. Um novo edital do Programa de Acesso ao Ensino Superior, o PE no Campus, foi publicado esta semana pelo governo do Estado. Estão disponíveis 773 bolsas para quem foi aprovado em universidade pública. O projeto abriu mil vagas no início do ano, mas só preencheu 227.

Desta vez não há, por enquanto, prazo para encerramento das inscrições. Estarão abertas até o esgotamento das bolsas ou em data definida posteriormente pela comissão do processo seletivo. Interessados têm que acessar o site da Secretaria de Educação e se inscrever gratuitamente. É preciso iniciar a graduação este ano. Por mês, os contemplados receberão bolsa de R$ 950 durante o primeiro ano e R$ 400 no segundo ano.

Para concorrer, o candidato deve haver concluído o ensino médio há no máximo cinco anos e residir a uma distância igual ou superior a 50 quilômetros da instituição que estuda. É preciso ainda ser atendido pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos. Deve também ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado ou participado do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE).

Após preencher o formulário de inscrição com dados pessoais, acadêmicos e de renda, o candidato terá que anexar ao sistema os documentos que comprovem as informações em formato digital.

CUSTEIO

Segundo o governo estadual, a bolsa servirá para jovens arcarem com despesas do curso, além de moradia, alimentação e transporte. O resultado da etapa de análise dos requisitos e da documentação, que habilita o estudante para o recebimento da bolsa, será divulgado no site da secretaria no prazo de dez dias úteis contados a partir da data de registro da solicitação do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário