Rodrigo Novaes promove audiência pública sobre tarifa mínima de água e energia.




O deputado Rodrigo Novaes (PSD) repercutiu na reunião plenária a audiência pública que irá discutir o projeto n-712/2017, de sua autoria, que proíbe a cobrança da tarifa mínima de consumo das concessionárias de água e de energia elétrica. O evento está marcado para próxima quinta-feira (26), às 11h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).  

“É irregular a cobrança da tarifa de água e de energia pelo simples fato de poder potencialmente ter o fornecimento do serviço. Tarifa é preço. É preciso que se cobre pelo o que efetivamente é fornecido. Mesmo com o imóvel fechado, a taxa é cobrada”, ressaltou Novaes.  A maior parte das empresas alega que a tarifa mínima é referente à manutenção de postes e de encanação.  Para o deputado, esse valor deve ser inserido no lucro das empresas. “Esse valor não pode ser repassado para o consumidor, uma vez que o produto não foi consumido”, esclareceu. 

O parlamentar comentou também o reajuste de 8,89% na conta de energia autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “As agências reguladoras estão se unindo, infelizmente, para proteger as empresas e concessionárias que prestam serviços aos cidadãos brasileiros”, criticou o parlamentar. E acrescentou: Não podemos permitir essa situação diante da inércia das agências reguladoras. Temos nossa competência para legislar sobre direito do consumidor e esta será uma luta justa para os cidadãos pernambucanos”.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial