PT decide lançar candidatura de Lula no dia 27, diz deputado




O PT decidiu lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência no próximo domingo, 27. A data foi escolhida pelo próprio Lula nesta segunda-feira, disse ao GLOBO o deputado Wadih Damous (PT-SP), que visitou o petista na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. A decisão de anunciar o ex-presidente como candidato ocorre num momento em que governadores do partido começam abandonar o projeto lulista em nome de um plano B, que tenha condições de mobilizar eleitores em torno do partido. A ideia do PT é realizar o lançamento da candidatura do ex-presidente no Nordeste e, depois disso, elaborar um calendário de atos políticos nas capitais.

Condenado pelo juiz Sergio Moro a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril. O PT apostava na sua rápida libertação, por meio de recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), para deflagrar a campanha eleitoral do partido, mas a permanência de Lula na prisão tem feito com que aliados petistas estimulem o lançamento de um nome alternativo.

A ideia de adiantar o lançamento nacional da candidatura de Lula é conter a pressão por uma aliança já com o candidato do PDT, Ciro Gomes. Damous disse que encontrou o ex-presidente “bem-humorado” e com uma vontade “inabalável” de ser presidente.

Fonte: O Globo

Comentários

Anterior Proxima Página inicial