Maria Luiza Abbott e Marcel Stoppa– Blog Os Divegentes
O engajamento com o ex-presidente Lula no Facebook vem
crescendo nos últimos três meses, ultrapassando o de todos os pré-candidatos,
segundo indicam os dados da pesquisa da AJA
Solutions. Desde o começo de maio até o fim de julho, o total de curtidas,
reações, compartilhamentos e comentários em postagens com a página LulaOficial
fechou acima da marca dos 15 milhões.
Em julho, o engajamento com a página do ex-presidente
passou de 5,6 milhões, um crescimento de 12,57% em relação a maio. Na
comparação, o deputado Jair Bolsonaro vem perdendo a guerra da
comunicação no Facebook. Em maio, o engajamento com sua página superava a de
Lula, mas a perda de ritmo lhe tirou a liderança, e em julho registrou 4,5
milhões, mais de 1 milhão a menos do que a página do ex-presidente.
O desempenho do perfil @LulaOficial no Twitter oscilou
bastante em julho, depois de bater recorde no domingo, dia 8, como o vai-e-vem
da Justiça sobre sua saída da prisão.
Fechou o mês com uma fatia de 16,9% de relevância e
visibilidade (R&V) no Twitter, pouco maior que a do fim de junho (16%). Já
Bolsonaro recuperou sua fatia de (R&V) na terceira semana de julho, que
voltou a cair entre 20-27 julho (27%), mas ainda está acima do que era no fim
de junho (22%).
Os indicadores de eficiência da campanha de Bolsonaro
mostram ainda que apesar de o perfil ocupar uma parcela maior do total de
R&V no Twitter esta semana, sua comunicação enfrenta dificuldades em
alcançar usuários que acompanham a eleição, mas não estão entre seus
seguidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário