Páginas

domingo, 15 de julho de 2018

Temporada de chuvas chega ao fim no Nordeste



A temporada das águas está chegando ao fim no sertão do Nordeste e as chuvas, mais uma vez, formam mal distribuídas.

O Assentamento Cacimba dos Sonhos, de bonito só tem mesmo o nome, porque água que é bom, quase não teve esse ano. A localidade fica em Petrolina. A barragem que mata a sede dos animais até pegou um pouco d'água, mas não deve durar muito tempo.

"Acredito que ela deve durar até setembro, outubro por aí assim, acredito que ela deve dar para esse tempo”, fala agricultor João da Silva Paes.

O curioso é que choveu bem mais esse ano no sertão de Pernambuco do que nos anos anteriores. Já foram mais de 460 milímetros. Em 2017 só 225.


Apesar da chuva que caiu nos primeiros meses do ano, a água foi pouca em algumas localidades. Cinquenta e dois municípios do sertão de Pernambuco continuam em situação de emergência por causa da seca. Mais de um milhão e seiscentas mil pessoas estão sofrendo com a estiagem em todo o estado. Dos trinta e nove reservatórios do sertão monitorados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima, 14 estão em colapso.

Depois de dez anos de espera, a Lagoa do Apanha-peixe, em Caraúbas, voltou a encher. Caraúbas fica na região oeste potiguar e desde o início do ano, registrou 750 milímetros de chuva, cerca de 30% a mais que no ano passado inteiro. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário