Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Coreias farão nova reunião em Pyongyang em setembro


Resultado de imagem para Coreias farão nova reunião em Pyongyang em setembro

Coreia do Sul e Coreia do Norte celebrarão um encontro de cúpula em setembro em Pyongyang, anunciou nesta segunda-feira (13) a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita um comunicado publicado durante uma reunião de alto nível entre os dois países na Zona Desmilitarizada.

"As delegações decidiram durante a reunião em setembro em Pyongyang, como estava previsto, um encontro de cúpula entre Norte e Sul", indicou a agência, que não divulgou a data exata.

Se a reunião for confirmada, a viagem do presidente Moon Jae-in a Pyongyang seria a primeira de um chefe de Estado sul-coreano em mais de 10 anos.

Em seu primeiro encontro histórico, em abril, o dirigente norte-coreano Kim Jong Un e Moon Jae-in decidiram que o presidente sul-coreano faria uma visita a Pyongyang durante o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil).

As conversações desta segunda-feira, na zona norte da localidade fronteiriça de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada (DMZ), foram propostas na semana passada por Pyongyang, que recentemente denunciou os esforços de Washington para a continuidade das sanções sobre o país.

Após dois anos de escalada de tensão, provocada pelos programas programas balístico e nuclear da Coreia do Norte, Pyongyang e Seul protagonizaram uma aproximação desde o início do ano, que se concretizou em abril com a reunião entre chefes de Estado, o que preparou o caminho para o encontro, em junho, de Kim Jong Un com o presidente americano, Donald Trump, em Singapura.

No encontro, Kim se comprometeu a trabalhar para a desnuclearização da península, uma promessa vaga que pode ser interpretada de várias maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário