Em Caruaru, Governo do Estado realiza abertura do Hospital São Sebastião



Nesta sexta-feira (31/08), a população do Agreste ganha mais um equipamento de saúde da rede estadual. Às 11h, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, realiza, em Caruaru, a abertura o Hospital São Sebastião (HSS). Ao todo, foram investido mais de R$ 10 milhões nos equipamentos, reforma e qualificação do serviço, que fica localizado na Av. Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau. 

Com 56 leitos, o hospital será referência para os mais de 1,3 milhão de pernambucanos moradores do Agreste e terá como perfil o atendimento de média e alta complexidade em clínica médica. Terceiro equipamento de Saúde estadual entregue pelo Governo de Pernambuco nos últimos oito anos em Caruaru, o São Sebastião funcionará como unidade de retaguarda, ou seja, destinada a pacientes encaminhados pelos hospitais de alta complexidade da região, principalmente do Hospital Regional do Agreste (HRA). 

Como todo hospital recém-inaugurado, o São Sebastião segue um cronograma de implantação e ampliação dos serviços. Desta forma, inicialmente, com a inauguração, a unidade passa a funcionar com 20 leitos de clínica médica. Os 5 primeiros pacientes já chegam ao serviço na sexta (31.08) à tarde. Até a segunda-feira (03.09), chegam os outros 15. Na segunda quinzena de setembro mais 20 leitos serão ativados. A previsão é que todas as enfermarias e estruturas do hospital estejam em funcionamento em um prazo de 60 dias. Este cronograma favorece a estruturação da unidade, com a integração dos serviços e dimensionamento da demanda. 

O São Sebastião, fechado desde 2004,  também vai contar, em sua estrutura, com sala de estabilização, Laboratório de Análises Clínicas,  Serviços de Apoio ao Diagnóstico e Terapia  voltados para o atendimento da demanda interna, com a oferta de exames de radiologia convencional, ultrassonografia, eletrocardiografia endoscopia. A unidade contará com médicos na especialidade de clínico geral, radiologia, endoscopia, ultrassonografia, cardiologia, neurologia e nefrologia. Além de profissionais da área de assistência social, bioquímica, nutrição, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Com a plena capacidade, o HSS terá a capacidade de receber mais de 1,9 mil pacientes por ano. 

"O Hospital São Sebastião é um patrimônio de Caruaru, o primeiro da cidade e construído por iniciativa do próprio povo caruaruense. A reabertura da unidade, um desejo tão caro, antigo e legítimo da população, está sendo efetivada graças a determinação e compromisso do Governo Paulo Câmara com a saúde da população pernambucana. O São Sebastião vai dar uma contribuição muito importante para desafogar a grande demanda sobre o Hospital Regional do Agreste", ressalta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.  

Comentários

Anterior Proxima Página inicial